top of page
Buscar

Icterícia neonatal - fototerapia

  • Foto do escritor: Mamãe Bruna
    Mamãe Bruna
  • 12 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

O quadro de icterícia atinge em média 80% dos recém-nascidos, deixando a pele do bebê com um tom amarelado podendo atingir até as conjuntivas. Isso ocorre devido ao aumento de bilirrubina no sangue. Na maioria dos casos esse quadro desaparece espontaneamente, se não sumir, existe a possibilidade da fototerapia, também conhecida como banho de luz.

A Ísis nasceu com este quadro e tentamos fazer desaparecer em casa durante a sua primeira semana de vida, deixando ela exposta ao sol no fim da tarde. Mas não foi suficiente na primeira consulta a pediatra fez o exame de sangue para dosar a bilirrubina e o resultado mostrou que estava elevado, e então fomos encaminhados ao hospital para fazer a internação para realizar a fototerapia.

Neste tratamento o bebê é colocado em uma incubadora com várias lampadas de luz ultravioleta que provocam uma alteração na estrutura da bilirrubina, ajudando a diluir o pigmento e possibilitando que este seja eliminado pelas fezes. Na policlínica São Vicente de Paula, onde ficamos internados existe uma sala especial para que mãe e filho fiquem juntos durante o tratamento, o hospital permitiu que eu e meu marido ficasse-mos juntos com a Ísis, porém existem hospitais que não permitem que os pais fiquem juntos com os bebês. O tempo de internação dependerá do quão acentuada está a icterícia, no nosso caso ficamos por 3 dias.

Esse processo não altera a rotina de amamentação e cuidados com o bebê, pois como eu estava lá, amamentei a cada duas horas, toda manha as enfermeiras pegavam ela para dar o banho, se ela chorava eu podia pegar no colo, tudo tranquilo eu sempre estava ali junto com ela.

É um processo difícil, pois não é fácil ver seu bebe dentro de uma incubadora, com os olhos vendados, com acesso venoso e sem poder ficar mexendo nele, a não ser quando fosse necessário. Porém é um processo importante, pois o excesso de bilirrubina pode provocar vários problemas.

Mas também deve-se ter muito cuidado durante a fototerapia para não prejudicar o bebê. É importante observar a quantidade e aspecto da eliminação de fezes e urina. As enfermeiras pesavam as fraldas a cada troca da Ísis. Controlar a temperatura e a hidratação, a temperatura no interior da incubadora era controlada para ficar em torno de 36 graus e ela ficou conectada ao soro fisiológico durante todo o tempo. Mudar a posição frequentemente, para que a luz atinja todo o corpo do bebê. E muito importante é proteger os olhos da criança durante todo o processo, para que os raios ultravioleta não causem lesões na retina.

Após todo esse processo quando saímos de lá levamos um susto pois ali vimos como ela era super branquinha e graças a Deus super saudável e forte.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Refluxo gastroesofágico

Descobrimos com 3 meses que a Ísis possua refluxo, pois sempre após mamar ela regurgitava muito e ficava irritada e chorando. Algumas...

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

© 2018 Blog bebê Ísis

Orgulhosamente criado com Wix.com

Rua Joaçaba, 240, São Cristóvão, Francisco Beltrão - PR

Tel: 046-99121-6834

Tel: 046-99114-3357

bottom of page